sexta-feira, 22 de julho de 2016

Conheça o novo partido da Luiza Erundina, a RAiZ




A RAiZ – Movimento Cidadanista, o novo partido lançado em janeiro no Fórum Social Mundial em Porto Alegre pela deputada federal Luiza Erundina (ex-PT, ex-PSB e agora PSOL-SP). Esse é o segundo partido que Erundina funda, em 1980 a deputada fundou o PT e em 1988 se tornou a primeira mulher a assumir a prefeitura da maior cidade do país, São Paulo. Entrei em contato com a RAiZ e decidi escrever esse texto.

O que é a RAiZ?

 Segundo o site da RAiZ, ela foi idealizada por um grupo de cidadãos, de diversas regiões do Brasil, que sintetizam seus anseios na Carta Cidadanista e se organiza através de um Estatuto. Nosso objetivo é nos tornarmos um Partido Movimento, que atenda aos anseios genuínos de todos os brasileiros que acreditam que podemos reinventar nosso país e nossa sociedade, e torná-la mais humana, ética, solidária, inclusiva, justa, democrática e sustentável.

Questionada sobre o que inspirou a criação da RAiZ, a assessoria de comunicação do partido falou que as inspirações eram muitas e não só o Podemos, da Espanha, e a REDE como perguntado. “São várias as influências da RAiZ, não só partidárias, mas também experiências de movimentos diversos”, disse Renato Ribeiro, filiado colaborador da RAiZ. Segundo ele, movimentos indígenas na defesa do bem viver e da harmonia com a natureza, a luta do movimento negro e a filosofia africana do Ubuntu, as lutas históricas por justiça social e ecológica mundo a fora inspiram a RAiZ. Ainda de acordo com Renato, “novos movimentos que surgiram depois da RAiZ nos seguem nutrindo de esperanças e aprendizados como o caso da luta dos estudantes secundarias em São Paulo e outras regiões do Brasil e as confluências cidadãs que conquistaram prefeituras das grandes cidades na Espanha.”

O que levou dissidentes do PSB e da REDE a criarem mais um partido?

 “Na verdade, a RAiZ possui integrantes vindos de diversos outros partidos e também outros que estão em sua primeira experiência desse tipo. As razões para se juntar à RAiZ são variadas, mas têm a ver com a busca por outras respostas para os problemas do Brasil e do mundo e por formas de organização mais democráticas e horizontais, sintonizadas com nosso tempo e diferentes da organização partidária tradicional”, afirma Renato Ribeiro. 
Apesar da insatisfação de parte da população com a quantidade de partidos no país, a RAiZ justifica sua criação em razão da existência de poucos partidos ideológicos e por ser “um partido com forte identidade e ideologia”. “A falta de democracia real dentro dos próprios partidos se reflete no quanto estes partidos não conseguem refletir a expectativa da população. A descrença da população com os partidos é bastante justificável, devido à perda de capacidade de um diálogo real dos mesmos e da chamada classe política com a sociedade brasileira”, disse a assessoria.

Qual a diferença entre a RAiZ e o PSB e a REDE, de onde, basicamente, vêm os militantes do partido?
As informações difundidas na mídia, que destacam a participação do historiador Célio Turino (ex-REDE) e da deputada Luiza Erundina (ex-PSB), fazem-nos acreditar na hipótese que “ex-marineiros” e ex-socialistas dominam o novo partido.
“Como já dito, a RAiZ não é formada basicamente por ex-militantes da REDE e PSB, há uma grande diversidade de pessoas vindas de muitas outras lutas. As posições adotadas de forma consensual pelo nosso partido-movimento tem mostrado uma diferença significativa em relação a estes partidos mencionados. Temos certeza de que os cidadãos e cidadãs saberão fazer essa distinção, por buscamos a transparência e coerência em nossos pensamentos e ações”, explica Renato Ribeiro.

Com a esquerda brasileira tão fragmentada, o que a RAiZ pode fazer para reunificar as forças progressistas?

 A RAiZ parece estar trabalhando nessa direção de construção de unidade. “Tudo indica que os tempos de hegemonia de um partido na esquerda estão perto do fim. O desafio é construir novas formas de articulação e diálogo, abrindo pontes para alianças à esquerda para conquistar os corações e devolver as esperanças dos brasileiros e das brasileiras”, afirmou Renato.

 Com um discurso que lembra muito o discurso levantado por Marina Silva e sua REDE Sustentabilidade, Renato Ribeiro continua: “então, precisamos buscar a unidade na diversidade,considerando alianças programáticas baseadas em projetos concretos para cidades, estados e país, respeitando as diferenças entre nossos movimentos. Atuamos neste sentido em diversos Estados, tentando criar unidade programática onde for possível. Citamos como exemplo a grande unidade em torno das candidaturas da Luiza Erundina em São Paulo e da Luciana Genro em Porto Alegre, que contam com nossa participação.” Mas, com certeza, há uma diferença essencial entre a RAiZ e a REDE, a primeira toma lado tem posição,  “acreditamos que a unidade de esquerda é fundamental para conquistar as maiorias sociais em torno de um projeto generoso para o Brasil e não desse projeto mesquinho e preconceituoso que a direita e o conservadorismo oferecem ao país”, diz Renato sobre a reunificação da esquerda.

Como a RAiZ tem pensado a candidatura de Erundina à Prefeitura de São Paulo?

 Como dito no começo do texto, Erundina foi a primeira prefeita da cidade de São Paulo e, agora, quer voltar a governar a maior cidade o Brasil. A candidatura de Erundina representa o que de melhor há na esquerda de Sampa.

 “Estamos muito empenhados na construção dessa campanha, que pode ser um marco para novos rumos da esquerda brasileira, na busca de construir uma metrópole que seja exemplo de participação cidadã e de um outro modelo de cidade, ecológico e inclusivo. Isso já se reflete na campanha. É uma candidatura cheia de experiência, mas também de muita energia e frescor, o que se expressa muito nitidamente na figura de nossa querida jardineira Luiza Erundina” afirma Ribeiro representando a RAiZ de forma entusiasta.

Raiz é um termo que remete a radical, a RAiZ tem medo de ser chamada assim?

 Sempre ouvi que a palavra raiz tem origem ou dá origem à palavra radical. Será que ter mais um partido radical seria bom para o Brasil? Ser chamado de radical sempre foi ruim, pois a palavra era empregada no sentido pejorativo. No entanto, a resposta da RAiZ me impressionou.

 “Ser radical é um conceito bastante amplo e também uma questão de perspectiva. Caso sejamos chamados de radicais por nossa posição de propor transformações profundas na nossa organização social, que resultem em uma sociedade mais justa, ética, solidária e ambientalmente responsável não vamos problemas com isso. Mas, por outro lado, se formos taxados de radicais como sinônimo de extremistas, sectários, intransigentes, esta definição de radical definitivamente não corresponde aos nossos princípios e à forma como atuamos”, afirmou a RAiZ através da assessoria.

 Gostou da RAiZ e quer saber como participar dos seus círculos para construção de mais uma agremiação política no Brasil? Acessa www.raiz.org.br (na seção “venha participar”), e receber informações em seguida sobre como é a organização da RAiZ.



 Queremos viver em paz, andar nas ruas com segurança, descansar em Parques e Praças, ouvir música ao ar livre, teatro na rua; respirar arte, sentir arte, ser arte. Nossa vida pode ser melhor. Alimentos saudáveis, bom transporte, moradia digna, saúde e educação integrais para todas e todos. Não queremos muito, queremos apenas o que é nosso. São nossos direitos. Por isso queremos para já! RAiZ – Movimento Cidadanista, por belas flores e bons frutos para um Brasil que vai brotar como nunca se viu!


(Trecho da Carta Cidadanista, documento de princípios da RAiZ, leia aqui: http://www.raiz.org.br/download/2d10a38e4963448faff853c313a7b917/
)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1) Leia antes de comentar;
2) Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
3) Usuários anônimos podem comentar, mas só terá seu comentário publicado, se seu nome estiver assinado ao fim;
4) Discordar não é problema, quem disse que sempre eu estou certo? Discordâncias podem nos levar a estudar mais, com a finalidade de corrigir nossos erros. Discorde com educação. Sem palavras de baixo calão;
5) Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
6) Não ofenda nenhum outro leitor.

Seguidores

Blog LdeLiberdade. Tecnologia do Blogger.