terça-feira, 22 de novembro de 2016

Resenha: Sob Pressão


Eu sempre soube que algumas profissões são super tensas, uma dessas, com certeza, é a medicina (quiçá a mais tensa de todas). Toda essa tensão é retratada no novo filme de Andrucha Waddington: Sob Pressão. Neste filme, vemos um médico, Evandro (Julio Andrade), que comanda uma equipe de cirurgiões que corre o risco de acabar por desejo da administradora do hospital, Ana Lúcia (Andrea Beltrão) que fica próximo a uma favela, bem no centro da guerra do tráfico, da qual recebe várias vítimas todos os dias. Como o movimento de pacientes é intenso, Evandro recorre, por vezes, às drogas para se manter acordado e, assim, poder salvar a maior quantidade possível de pessoas.

Os problemas do hospital só aumentam (e junto com eles vem uma polêmica) quando chegam, para serem atendidas, três vítimas: um policial, um traficante e um garoto, filho de um importante jornalista da cidade. A complicação se dá porque todos foram baleados no mesmo tiroteio e chegam, praticamente, na mesma hora ao hospital precário e totalmente sucateado. 

Sob Pressão é incrível, apesar de pecar com o excesso de alguns clichês, a exemplo do romance entre dois médicos que (tenta) explora. Isso, acredito, deve-se ao fato de o diretor pensar que é necessário haver um romance para prender o público, um engodo. Além disso, a trama tem um aspecto de série de TV e, ao meu ver, seria mais bem explorado nesse formato (o que é desejo do diretor). Na verdade, isso pode não ser ruim, mas que faltou um "ar de cinema", faltou. 

Em tempos de crise na saúde no Brasil, sobretudo no Rio, onde se passa o filme, a trama cumpre um belo papel de denunciante dos problemas que médicos enfrentam em quase todos os hospitais públicos do país. Sob Pressão, também, vai além do padrão brasileiro de filmes, a comédia.

O maior acerto do filme foi a transmissão da pressão sofrida pela equipe de médicos. Tipo, eu fique super apreensivo durante todo o filme. A cada passo dado pelos cirurgiões da Unidade Vermelha, como era chamada a equipe, me deixava nervoso. A tensão da "medicina de guerra" foi passada para o espectador de forma magnífica. 

Sob Pressão é um ótimo filme, bem feito, que consegue trazer um debate sobre moral e explorar a situação da saúde no Brasil, mas que seria melhor aproveitado como uma série de TV (torcendo para que isso aconteça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1) Leia antes de comentar;
2) Deixe o link do seu blog no final do comentário para que eu visite;
3) Usuários anônimos podem comentar, mas só terá seu comentário publicado, se seu nome estiver assinado ao fim;
4) Discordar não é problema, quem disse que sempre eu estou certo? Discordâncias podem nos levar a estudar mais, com a finalidade de corrigir nossos erros. Discorde com educação. Sem palavras de baixo calão;
5) Comentários spam ou com palavrões serão excluídos imediatamente;
6) Não ofenda nenhum outro leitor.

Seguidores

Blog LdeLiberdade. Tecnologia do Blogger.